Encontro iTec | Conferência Anpei reúne empresas para debater desafios e soluções tecnológicas e internacionalização

A programação do Encontro iTec | Conferência Anpei, que acontece em 25 de agosto, segundo dia da 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, contará com a participação de importantes empresas do Sistema Nacional de Inovação, que apresentarão suas experiências com a Plataforma iTec e também debaterão novos desafios com possíveis solucionadores. Além disso, o evento também aborda o tema da internacionalização das empresas, com o lançamento em primeira mão do UK Chapter – uma extensão (executada pela Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) do Programa InovAtiva Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Na Plataforma iTec uma empresa pode cadastrar seus desafios internos, expectativas orçamentárias e cronológicas e que tipo de parceria está disposta a firmar para que outras organizações – como outras empresas, startups, incubadas ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs) – proponham soluções que, potencialmente, atendam aos desafios.
Para atender o seu público alvo – pequenas, médias e grandes empresas, startups, incubadas, universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, parques tecnológicos, incubadoras, investidores, entre outros – o Encontro iTec | Conferência Anpei será divido em dois grandes momentos: o primeiro, no período da manhã, será focado na Plataforma iTec – iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) executada pela Anpei; e o segundo, na parte da tarde, apresentará o Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter.
Experiência, negócios e desafios
O Encontro iTec | Conferência Anpei inicia-se com uma breve apresentação de abertura do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Zeferino Milioni, e do Presidente da Anpei, Gerson Pinto. Logo em seguida, Milioni falará sobre o Programa iTec e os resultados obtidos em sua primeira fase. Após a abertura, o período da manhã será dividido em três partes: Experiência, Negócios e Desafios.
Em “Experiência”, representantes da Braerg e do Instituto SENAI de Inovação, que utilizam a Plataforma iTec e já têm parcerias bem encaminhadas, falarão sobre suas experiências até o momento.
A seção denominada “Negócios” é destinada para as empresas que postaram desafios na Plataforma e estão em fase de debate com seus possíveis solucionadores, como a Embraer e a Bosch, que apresentarão seus cases juntamente com a instituição que foi selecionada e que já estão discutindo a formatação do contrato.
A etapa “Desafios” encerra o período da manhã. Empresas como Natura, Stefanini, Votorantim Cimentos, Nestlé e Dow apresentarão desafios que já estão no ar na Plataforma iTec.
A Natura, por exemplo, busca tecnologias em embalagens que possibilitem novas formas de aplicação de cosméticos. “Queremos que as embalagens de nossos produtos sejam parte fundamental da experiência de nossos consumidores com a nossa marca. Buscamos inovações em design, materiais e tecnologias”, aponta a empresa na plataforma digital.
Já a Nestlé pretende reduzir a adição de açucares em alimentos industrializados. “Buscamos tecnologia de ingredientes e/ou processos para redução de açúcares sem perda de características organolépticas (sabor, odor, cor e textura) em nossos produtos”, aponta a Nestlé.
“A Plataforma iTec está bastante atuante e já apresenta resultados para serem divulgados. As parcerias tecnológicas acontecem dentro de um processo, no qual a Plataforma contribui para identificar soluções para os desafios que foram postados. Os solucionadores e os demandantes estão em conversação para geração de negócios – alguns estão bastante encaminhados, inclusive”, ressalta Vera Crósta, coordenadora do Programa iTec e uma das organizadoras do encontro, que continua: “Dividimos o evento com essa estrutura exatamente para mostrar o passado (Experiência), o presente (Negócios) e o futuro (Desafios) da Plataforma iTec”.
Internacionalização de empresas brasileiras
O período da tarde do Encontro iTec | Conferência Anpei começa com a apresentação do Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter, seguido pela apresentação das experiências de internacionalização de quatro startups brasileiras que foram auxiliadas pelo consulado britânico e se instalaram no Reino Unido. As participações de Marco Carvalho, da Toys Talk, e de Breno Vallentini, da Bliive já foram confirmadas.
O InovAtiva Brasil é um programa do MDIC que capacita empreendedores desde 2013 e, nesse ano, com execução da Anpei em parceria com a UK Trade & Investment (UKTI), está lançando um programa complementar focado na internacionalização das empresas. “A ideia é fazer com que as empresas que passaram pelo programa ganhem o mundo. Agora elas têm a oportunidade de ir para a Inglaterra com apoio do consulado britânico, que irá prover uma série de serviços para que esses empreendedores conquistem o mercado global”, explica Kleber Teraoka, responsável pela articulação entre o InovAtiva Brasil e o UK Chapter.
O dia termina com o “How to do”, no qual representantes da UKTI apresentarão como funciona o sistema de inovação do Reino Unido e especialistas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) explicarão como se dá o auxílio às empresas para exportação e internacionalização.
A Plataforma iTec tem o apoio de um Comitê Técnico, integrado por: MCTI, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.
Para participar do encontro basta se inscrever na 15ª Conferência Anpei. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Para mais informações ou para realizar sua inscrição, acesse o site www.anpei.org.br/15conferencia.