Embrapii prevê aumento de R$ 160 milhões para fomentar projetos de inovação em 2017

Crescimento de 9%. Isto é o que projeta a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em relação ao fomento de projetos de inovação para este ano. A ampliação de investimento representa uma quantia em torno de R$ 160 milhões.
De acordo com empresa estatal, a previsão de crescimento se dá em virtude do interesse das companhias, que vislumbram no modelo de negócios da entidade uma possibilidade para ampliar a competitividade dos seus negócios.
Hoje, a Embrapii possui Edital aberto para credenciar novas unidades. O resultado desse certame será divulgado em março. A empresa acredita que até cinco novas instituições de tecnologia farão parte do time da estatal, alcançando a marca de 33 entidades.
“Uma das prioridades dos novos projetos neste ano será a Indústria Química, que de acordo com as políticas públicas de ciência e tecnologia está carente de demandas”, afirma o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães. Ele acrescenta que os setores de Defesa e Saúde também deverão ser contemplados na nova Chamada. “A produção farmacêutica também está em nossos planos. Esperamos credenciar ao menos uma Unidade nesse segmento”, declarou.
Além do crescimento dos investimentos, a Embrapii também comemorou o grau de confiança das companhias em cofinanciar os projetos de inovação Embrapii. No ano passado, a contrapartida repassada pelas empresas foi superior a dos outros integrantes, chegando a 45% do montante total.
“Esse dado mostra que as empresas estão observando a Embrapii como uma parceira em seus negócios. Acreditamos que essa situação irá se repetir este ano, se não for maior”, acredita Jorge Guimarães.
Investimentos
No anos passado, o setor Eletroetrônico/Informática foi o que mais financiou projetos Embrapii (25,7%), seguidos pela Metalurgia (16,7%) e Metalurgia (11,5%).
Fonte:  ABIPTI