CNPq abre duas chamadas para Projetos em Biotecnologia

Estão abertas duas chamadas para financiamento de custeio a projetos de pesquisa na área de biotecnologia. Ambas são parcerias do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) com instituições estrangeiras: o Departamento de Biotecnologia (DBT), do Ministério da Ciência e Tecnologia da Índia, e o Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology – ICGEB).
A cooperação com o DBT vem desde 2013, e esta é a segunda chamada do acordo. Cada proposta poderá ser financiada até o valor máximo de R$ 136 mil para despesas de custeio.
Os projetos no âmbito dessa parceria devem ser relativos a um dos seguintes temas:
a) biotecnologia agrícola, com foco em cana-de-açúcar e biocombustíveis de segunda e terceira geração;
b) biotecnologia em saúde, com foco em doenças infecciosas e negligenciadas;
c) biotecnologia industrial, incluindo scaling up e processos downstream para biofármacos, vacinas e outros produtos para saúde.
Para a chamada com o ICGEB, serão selecionados projetos em um ou mais dos temas abaixo. Cada proposta poderá ser financiada até o valor de R$ 146 mil.
a) biotecnologia;
b) imunologia;
c) biomedicina;
d) doenças infecciosas;
e) biologia computacional;
f) biotecnologia vegetal; e
g) biossegurança e avaliação de riscos de organismos geneticamente modificados.
A data limite para submissão das propostas das chamadas é 4 de novembro de 2015 e os resultados devem ser divulgados em dezembro deste ano.
Mais informações nos links:
http://migre.me/rBYuW
http://migre.me/rBYAa
Fonte: (MCTI)