15ª Conferência Anpei inova no formato das apresentações

Palestras simultâneas e exposições de pôsteres com cases de sucesso de empresas inovadoras são as principais novidades do evento que ocorre entre 24 e 26 de agosto na região metropolitana do Recife
Como a inovação é o lema da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica traz diversas novidades para o público que comparecer ao Sheraton Reserva do Paiva Hotel, em Cabo de Santo Agostinho – PE entre 24 e 26 de agosto.
Pela primeira vez nas suas 15 edições, a Conferência apresenta palestras simultâneas em um mesmo local. O auditório contará com três palcos, onde palestrantes irão se apresentar simultaneamente para o mesmo público, que estará equipado com rádios receptores com fones de ouvidos como aqueles utilizados em eventos com tradução simultânea. Então, quem tiver interesse em conferir a apresentação do speaker 1, basta sintonizar o seu aparelho no canal 1 e assim por diante. E com apenas um clique é possível migrar de uma palestra para outra.
“Optamos por um layout integrador, reunindo todos os participantes em um mesmo espaço. Decidimos inovar no formato da apresentação para oferecer mais conteúdo e facilitar o networking. Pensamos também na comodidade das pessoas, pois com apresentações simultâneas é possível mudar rapidamente de uma palestra para outra sem a necessidade de se deslocar para outra sala”, explica Celso Barbosa, coordenador geral do evento.
De acordo com o gerente de relacionamento no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Pablo Fuentes, em seu blog Gerenciando Eventos, trata-se de um novo sistema de palestras que vem sendo utilizado cada vez mais, em que dois ou mais palestrantes se apresentam ao mesmo tempo em um único espaço aberto, sem barreiras acústicas. “Nesse mundo moderno, cada vez mais multitarefa, as palestras simultâneas podem passar a ocupar um espaço cada vez mais privilegiado”, postou Fuentes.
Segundo profissionais que já participaram de eventos desse tipo, a experiência é bastante produtiva, pois é possível absorver o conteúdo central de ambas as palestras.
Cases de sucesso em forma de pôster
Outra novidade que a 15ª Conferência Anpei traz para o seu público é a exposição de pôsteres com cases de sucesso de empresas inovadoras. Neste ano, a Anpei recebeu o número recorde de 142 cases para apresentações na Conferência, ou seja, 71% a mais do que a edição passada. Após análise de um Comitê Técnico, composto por integrantes da Anpei e especialistas do sistema nacional de inovação, 33 cases foram selecionados para apresentações orais durante a Conferência, em sessões paralelas.
E nesta edição, pela primeira vez, as demais empresas e instituições que enviaram seus cases foram convidadas para expor seu trabalho em forma de pôster. Essa iniciativa surgiu para dar oportunidade para todos os inscritos mostrarem suas histórias de sucesso e, consequentemente, motivar ainda mais as organizações presentes no evento.
“A adesão das empresas quanto ao envio de cases cresce a cada ano. E, como esse material é muito bom, decidimos inovar mais uma vez e inaugurar a sessão de pôsteres, que também será um momento de networking, já que esse tipo de apresentação permite mais interação do apresentador com o público”, ressalta Celso.
Visitas personalizadas
Além dessas novidades, no dia 27 de agosto, a Anpei disponibilizará translado para visitas guiadas ao Porto Digital e ao Polo Jeep, que inclui a fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Goiana, dois dos diversos exemplos de polos de inovação de Pernambuco.
Quem está inscrito na Conferência e deseja participar, basta acessar o site, fazer login e confirmar a sua presença. “As visitas já são de praxe na Conferência Anpei. Trata-se de um diferencial do evento, pois é uma maneira das empresas locais mostrarem os seus esforços inovativos”, diz o coordenador.
O Porto Digital é um parque tecnológico que abriga atualmente 250 empresas e instituições, gera aproximadamente 7 mil empregos diretos e faturou, nos últimos três anos, mais de R$ 1 bilhão. Localizado no bairro do Recife, o Porto Digital traz a combinação perfeita do desenvolvimento tecnológico com a preservação da história.
A planta do Polo Jeep, da FCA em Goiana, é considerada a mais moderna do grupo ítalo-americano no mundo. Inaugurada em abril deste ano, a fábrica tem 700 robôs, sendo 650 na funilaria, 40 na pintura e 10 na montagem.
As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia da Conferência. Para mais informações ou para realizar sua inscrição, acesse www.anpei.org.br/15conferencia